Editorial 16ª Edição

Editorial 16ª Edição

Enquanto o INSS anuncia o pagamento da primeira parcela do 13º salário para o mês de agosto, aposentados e pensionistas do BB lastimam o retorno da cobrança das mensalidades do ES já a partir deste mês de julho. Esta carga no contracheque somente vem confirmar a redução imposta em janeiro com o retorno do pagamento das contribuições e a perda das 12 parcelas do BET (que deveriam ser pagas desde o início até o final do ano de 2014). Somados, esses valores geraram redução da ordem de 25% brutos nos benefícios previdenciários – que vinham sendo aliviados com a suspensão temporária das mensalidades do ES, para aqueles que o detinham em ser.

Como tábua de salvação para os atingidos com mais contundência, aguardava-se o prometido realinhamento do Empréstimo Simples em bases condizentes com as necessidades do momento, envolvendo elevação de valores e dilatação dos prazos de pagamento. Mas a expectativa foi vã, pois nada de substancial veio no bojo das normas anunciadas.

Antes, no caminho da expectativa desenrolada, muitas foram as sugestões e apelos endereçadas à Diretoria de Seguridade na tentativa de sensibilizar os responsáveis pelo desfecho. Sem sucesso algum.

Nesse sentido, a AAPPREVI, fazendo coro com os que tentavam melhoramentos para trazer tranquilidade aos envolvidos, endereçou Carta à PREVI no dia 10/06/14, cuja resposta somente nos foi dada um mês depois, e cinco dias antes do magro anúncio do aguardado “realinhamento”. Estas duas cartas estão reproduzidas nesta edição da nossa Revista para conhecimento do que foi tentado – e do pouco caso com que o assunto foi tratado do lado de lá.

Mas há esperança de que debates salutares sejam realizados. Noticia-se para breve reunião das “Associações de Aposentados e Pensionistas do Sul do País” em Balneário Camboriú (SC). Pelos rumores, os Diretores da PREVI terão presença assegurada. E a AAPPREVI aguarda convite dos organizadores para confirmar presença.

Em sequência aqui cuidamos de outros assuntos relevantes envolvendo nossa Assessoria Jurídica e as Ações patrocinadas (antigas e novas), assim como o Empréstimo Simples e a perda do BET, além dos costumeiros artigos de colaboradores mais a terceira parte do imperdível Livro do Holbein.

Sirvam-se.