Entenda mais sobre o Empréstimo Simples

Entenda mais sobre o Empréstimo Simples

Em julho de 2014 foram implementadas mudanças do Empréstimo Simples (ES) para os associados do Plano 1. Entre as melhorias estavam a elevação do teto, que foi de R$ 130 mil para R$ 145 mil, e a flexibilização até 29/10/2014 dos prazos máximos de pagamento em mais 12 meses para contratações e renovações realizadas por participantes entre 51 e 86 anos.

A revisão dos parâmetros, que normalmente acontece em novembro, foi realizada em julho e levou em conta sugestões encaminhadas pelos associados. Com as novas condições, a maioria  dos participantes que já possuem ES têm a possibilidade de renovar suas operações e alterar o valor mensal das prestações.

A contratação e a renovação do Empréstimo Simples só é possível se existir margem consignável disponível. Essa margem representa a real capacidade de pagamento, o valor máximo que cada participante pode pagar nas prestações das operações contratadas. O cálculo da margem leva em conta consignações, como as contribuições para a Cassi e para a própria PREVI, além de outras verbas que constam na folha de pagamento.

O valor da prestação inicial está diretamente ligado ao valor solicitado pelo associado na contratação do empréstimo e aos encargos financeiros previstos contratualmente. O não pagamento de prestações – como ocorreu entre janeiro e junho de 2014, quando os participantes puderam optar pela suspensão temporária da cobrança das prestações – acarreta aumento desse saldo devedor, o que pode dificultar a renovação.

Ao compararmos a PREVI com outras entidades fechadas de previdência complementar, o prazo máximo do Empréstimo Simples do Plano 1, de 120 meses, é o maior entre as instituições que não exigem avalistas ou outras garantias adicionais. Um prazo maior significaria um impacto nas premissas de avaliação atuarial encarecendo as taxas praticadas, o que acarretaria em ônus aos participantes.

A PREVI revisa periodicamente os parâmetros do Empréstimo Simples, reafirmando o compromisso na busca pelas melhores condições e benefícios adequados à realidade dos participantes, mas sempre com a preocupação de não gerar um endividamento excessivo, nem elevar a inadimplência.

A próxima edição da Revista PREVI traz uma matéria sobre o Empréstimo Simples com comparações com o mercado, explicações sobre o serviço e sobre as regras do ES. Você pode receber a revista em casa, se fizer essa opção no Autoatendimento, ou lê-la aqui, no portal da PREVI.

Fonte: Previ